1800-9090-8089
help@borntogive.com

Blog

Festa dos caretas atrai cada vez mais público

A Festa dos Caretas em Santana do Sobrado, uma tradição centenária, que sobreviveu ao submergir da antiga Santana nas águas do lago de Sobradinho, torna-se maior a cada ano.

Ainda que poucos saibam da origem e do sentido da festa, a participação se estende à pessoas de todos os bairros de Santana e moradores da sede de Casa Nova e de outros distritos.

“É uma diversão alegre, um exercício de liberdade” – teoriza Helen Janicleide Souza, irreconhecível dentro de uma fantasia vermelha, aterrorizante, moradora em Petrolina, nascida em Santana e que volta a cada ano para participar com os caretas, correr nas ruas, perseguir guris e pedir “um real” a todos os passantes.

Wallison Torres, empresário, irmão do prefeito, nunca deixou de participar da festa: “Não tem nada de política, nem de interesse. Participo desde sempre.  Essa festa começa no nascer do sol da Aleluia e é preparação da queima do Judas no Domingo de Páscoa – discorre, com didatismo de quem se considera um estudioso das tradições culturais de Casa Nova – “Inundada a Velha Santana a tradição se manteve e João Nogueira tomou a frente da festa e hoje o que vemos são milhares de pessoas nas ruas, centenas de caretas, grupos disputando quem faz a fantasia mais caprichada”.

Na tarde ensolarada do domingo de Páscoa milahres de pessoas esperam a queima do Judas em Santana do Sobrado

A Festa se encerrava com a queima do Judas, sempre uma pessoa em quem pesasse acusação de traidor ou conduta duvidosa. Com o apoio da prefeitura a festa ganhou em grandiosidade, com palco e bandas na praça e a vinda de centenas de pessoas da sede, de outros distritos e diferentes cidades.